Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo

Maria Veronica Fonseca, Marcele Torres Xavier, Carolina de Lima Vilela, Marcia Serra Ferreira

Resumo

O artigo investiga como têm sido construídos, na recente produção brasileira (2000-2010), os estudos em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares. Buscando caracterizar como têm se estabelecido os diálogos entre a Sociologia do Currículo e a História da Educação, analisa textos de ambas as áreas na ANPEd e em periódicos nacionais, identificando aproximações para além de seus recortes temáticos e temporais, as quais se reportam aos referenciais teórico-metodológicos e ao estabelecimento de diálogos com outras áreas de produção de conhecimento. Dialogandocom Pierre Bourdieu e Ivor Goodson, a análise evidencia aexistência de disputas acerca de que campo do conhecimento – e,consequentemente, de que comunidade disciplinar –“poderia” ou“deveria” assumir esses estudos.
 

Palavras-chave

Currículo; História Cultural; História da Educação; História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares; Historiografia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.