A história da profissão docente no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos

Ana Waleska Pollo Mendonça, Jorge M. Nunes Ramos do Ó

Resumo

O texto propõe-se a apresentar o dossiê que se remete a um projeto de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e portugueses e que pretende debruçar-se sobre a história da profissão docente no mundo luso-brasileiro, numa perspectiva de longa duração, tentando entendê-la em um duplo contexto caracterizado, por um lado, pelo processo de formação dos Estados modernos e, por outro, pelo processo de institucionalização das ciências da educação.O projeto tem como referência central o modelo de interpretação construído por Nóvoa (1987) e abrange a análise de um conjunto de fatores associados à história da profissão docente vistos do ponto de vista de uma história comparada. Na segunda parte do texto, esboça-se uma primeira aproximação aos cenários histórico-educacionais do projeto.

 

 

Palavras-chave

História da Profissão Docente; Brasil e Portugal; História Comparada; Formação dos Estados modernos; Institucionalização das Ciências da Educação

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